No Ensino Médio a base nacional comum será organizada através das áreas de linguagem, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza, matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias. A organização curricular será orientada pelos valores e princípios éticos, previstos na legislação vigente.
Os princípios pedagógicos da identidade, diversificada e autonomia, da interdisciplinaridade e da contextualização, serão adotados como componentes do currículo. A preparação básica para o trabalho estará presente tanto na Base Nacional Comum como na Parte Diversificada.
No atendimento aos objetivos da Educação Básica, a Escola oportunizará ao aluno condições que favoreçam no Ensino Médio:
- A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
- A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
- O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
- Utilizar as diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
- A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada disciplina.